Sobre

brazucracia.org é uma plataforma de participação digital em que os usuários podem criar os seus próprios programas de governo. Essa plataforma permite que os interessados selecionem e classifiquem propostas retiradas dos programas oficiais de governo dos principais candidatos às eleições presidenciais de 2022.

Inteligência coletiva

brazucracia.org é um exercício colaborativo que nos permite criar um programa com as prioridades individuais e coletivas mas também identificar as areas que possuem maior consensus e discordâncias politicas. A plataforma apresenta as plataformas extraídas dos programas de governo dos candidatos ou posicionamentos oficiais realizados pelos candidatos. A plataforma solicita ao usuário selecionar as propostas que concorda e ordenar de acordo com sua preferência. A cada participação, mesmo que parcial, contribui para a criação de um programa coletivo de propostas politicas e identifica quais são as propostas que geram maior discordância entre os usuários.

Nosso objetivo

Nosso objetivo não se enquadra em nenhum tipo de manipulação ou influência nos resultados da eleiçao presidencial de 2022. O objetivo é obter conhecimento sobre a participação cívica em plataformas digitais e estudar os limites empiricos da teoria de escolha social.

Porque não recomendamos candidatos?

A implementação de um sistema de recomendação pode gerar bias e manipulação em eleições por isso decidimos não fornecer qualquer tipo de recomendação na nossa plataforma. Apesar da dificuldade em garantir imparcialidade, a plataforma tomou todas as precauções necessárias para evitar qualquer tipo de bias.

Sobre nós

A platforma foi construída pelo time do Centro de Aprendizagem Coletiva do instituto da Universidade de Toulouse (ANITI). O time é liderado pelo Dr. Cesar A. Hidalgo - pesquisador chileno/americano que se mudou para França em 2020, após liderar um laboratorio de pesquisa no Massachusetts Institute of Technology (MIT) por nove anos (2010-2019). A platforma foi construída e desenvolvida por Carlos Navarette (PhD) e Mariana Macedo (PostDoc). O projeto é uma colaboração com experts em computação da Universidade de Pernambuco e em teoria social do instituto de pesquisa em computação de Toulouse (IRIT), o CNRS, o instituto em Paris 3IA PRAIRIE e a Universidade de Paris-Dauphine.

Qualquer dúvida, entre em contato com: hello@centerforcollectivelearning.org

Nosso time

Pesquisadores

Carlos Navarrete
é um Ph.D. aluno do Núcleo de Aprendizagem Coletiva da ANITI. Ele liderou o desenvolvimento de múltiplas plataformas para participação digital, como chilecracia.org, lebanocracia.org, colombiacracia.org, georgiacracia.org, asuprioriza.org e constitutin.cl. Ele está atualmente cursando um Ph.D. sobre democracia digital no Centro de Aprendizagem Coletiva em Toulouse.

Maria Eduarda Mello
é doutoranda e mestra (2019) em Sociologia pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Especialista em políticas públicas e justiça de gênero pela CLACSO (Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales). Advogada desde 2015, atuando principalmente nas áreas previdenciária e cível. Integrante do GETSS (Grupo de Estudo em Teoria Social e Subjetividades) da UFPE. Pesquisa principalmente nos campos da sociologia do direito, do direito à diversidade e da sociologia dos corpos e das emoções, com foco nos estudos de gênero e deficiência.

Mariana Macedo
é pós-doutoranda no Centro de Aprendizagem Coletiva. Mariana é brasileira e doutora em Ciência da Computação pela Universidade de Exeter (Reino Unido). Concluiu o mestrado e bacharelado na Universidade de Pernambuco no departamento de Engenharia da Computação. Atualmente, sua pesquisa envolve as áreas de Inteligência Computacional e Artificial, IA Explicável, Mobilidade Humana e Desigualdades Sociais e de Genêro.

Rachael Colley
é estudante de doutorado na Universidade de Toulouse 1 Capitole e membro do Institut de Recherche en Informatique de Toulouse (IRIT). Ela está trabalhando sob a supervisão de Umberto Grandi, pesquisando temas como escolha social computacional, agregação de julgamento e democracia líquida.

Rodrigo Lira
é professor no Instituto Federal de Educação, Ciencia e Tecnologia de Pernambuco - Campus Paulista (IFPE). Ele é também estudante de doutorado na Universidade de Pernambuco (POLI-UPE). Ele cursou o mestrado (2014) e o bacharelado (2013) em Engenharia de Computação na POLI-UPE. No IFPE, ele foi o coordenador de dois cursos, e ele desenvolve pesquisa e projetos de extensão. Em 2021, ele se tornou AWS Accredited Educator para ensinar cursos de AWS Cloud Foundation e Cloud Architecting.

Investigadores principais

César A. Hidalgo
lidera o centro de aprendizagem coletiva (Center for Collective Learning) e participa do grupo acadêmico das universidades de Toulouse, Manchester, e Harvard, nos grupos Toulouse School of Economics (TSE), Institute of Advanced Studies of Toulouse (IAST), e IRIT. Antes de mudar para Toulouse, ele liderou no MIT, o grupo de Collective Learning e trabalhou como pesquisador em Harvard, Kennedy School of Government. Hidalgo liderou o desenvolvimento de multiplas plataformas de dados abertos como esta de participação cívica, o Observatory of Economic Complexity (oec.world), Data USA (datausa.io), Data Mexico (datamexico.org), e Chilecracia (chilecracia.org). Hidalgo concluiu o PhD em física na Universidade de Notre Dame. Ele é o autor de vários artigos cientificos altamente citados e três livros. O último livro publicado é How Humans Judge Machines (MIT Press, 2021).

Jérôme Lang
é cientista sênior do CNRS e membro da LAMSADE (Universidade Paris-Dauphine, PSL). Ele é PhD em ciência da computação pela Universidade de Toulouse. Atua na área de escolha social computacional, onde projeta e estuda mecanismos e algoritmos para tomada de decisão coletiva. Ele é coeditor do Handbook of Computational Social Choice e autor ou coautor de cerca de 200 artigos de pesquisa.

Umberto Grandi
é professor associado em ciência da computação na Universidade de Toulouse 1 Capitole desde 2014. É membro do Institut de Recherche en Informatique de Toulouse (IRIT), onde co-lidera o grupo de pesquisa em lógica, interação, linguagem e computação. Umberto é PhD pela Universidade de Amsterdã. Ele é um jovem acadêmico reconhecido no campo da escolha social computacional, publicando regularmente nas principais conferências de IA sobre tópicos como agregação de julgamento, escolha social e redes sociais e representação de conhecimento para decisões coletivas.

Carmelo Bastos-Filho
é, atualmente, Diretor de Ambientes de Inovação e Formação Superior na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, foi Cientista-chefe do Parque Tecnológico de Eletro-eletrônica do Estado de Pernambuco entre 2015 e 2020, professor associado do quadro efetivo da Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco (UPE), professor da graduação em Engenharia da Computação da UPE, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da UPE, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas da UPE, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Elétrica da UFPE, colaborador do programa de pós-graduação em Ciência da Computação do Florida Institute of Technology e colabora com o doutorado em Ciência da Computação da UFPE. É conselheiro da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional, sócio conselheiro da Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFOTON), sócio da Sociedade Brasileira de Microondas e Optoeletrônica (SBMO) e Membro sênior do IEEE. Ele é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 2008, sendo promovido a bolsista nível 1D em 2018. Recebeu em 2006, 2008 e 2018 o prêmio de destaque em pesquisa da Escola Politécnica de Pernambuco. Em 2009, recebeu o prêmio de destaque em pesquisa da Universidade de Pernambuco. Em 2017, recebeu o prêmio de destaque em Inovação pela Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. Coordenou vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq/Universal, FACEPE, FINEP, CHESF (P&D ANEEL), FITec, Alcatel-Lucent e Fiat-Chrysler.

Trabalhos relacionados

Colaboradores

Center for Collective LearningIRITANITICNRSUniversité Paris DauphinePR[AI]RIEUniversité de Toulouse Capitole (UT1)Universidade de Pernambuco